Jardim na Alameda Conde de Oeiras
Oeiras, Portugal 2014
O jardim desta casa em Oeiras é uma área parcial do lote da moradia existente. Pretende-se a definição de áreas de circulação, de estadia e uma piscina.
O projecto organiza o programa estabelecido na área existente, multiplicando o espaço disponível em diversos espaços mais pequenos com funções diferentes.
A vedação das duas partes do jardim dentro do lote pretende ser uma delimitação transparente do espaço, colaborando na definição de áreas e favorecendo a privacidade.
A localização da piscina teve em conta os acessos existentes e a melhor exposição solar no espaço disponível. No espaço escolhido optou-se por construir um tanque comprido e estreito, com dois níveis de profundidade de água, permitindo da utilização simultânea de adultos e crianças. A diferença é naturalmente assinalada pela diferença de tom do revestimento da piscina dado pelas duas profundidades da água; o desnível é vencido por umas escadas encostadas a um murete.
A piscina será construída integralmente em betão à vista, sendo que o interior em contacto com a água será revestido com pastilha de vidro. A piscina terá circulação de água através de dois skimmers, quatro entradas de água e um ralo de fundo; será iluminada com dois projectores de luz led. Os aparelhos de bombagem e filtragem serão localizados numa casa de máquinas a construir num dos topos da piscina sob uma bancada de betão. A casa das máquinas terá o chão em betonilha afagada, as paredes e tecto em betão à vista e acesso através de portinholas de alumínio com persiana para ventilação permanente.