Tours / Saint-Pierre-des-Corps: What if the A10 motorway opened up urban passages?
Tours, França 2015 (Concurso – 2ª fase)
Este concurso pretendia obter cenários inovadores que permitissem criar um novo dinamismo às ligações ao longo da cidade e entre Tours e Saint-Pierre-des-Corps, sem interferir negativamente no funcionamento da auto-estrada A10, no ponto em que esta cruza, em passagem desnivelada, a linha férrea. A abordagem resulta do tema da equipa – Turn Cuts into Cores -, onde as Passagens são tomadas como espaço para circular e viver, de tal modo que o obstáculo é transformado em centro, em termos conceptuais e físicos.
O objectivo desta proposta é atribuir uma nova vitalidade às periferias de Tours e Saint-Pierre-des-Corps, tirando partindo da presença das duas infra-estruturas, e potenciar a herança ferroviária como criadora de identidade, relacionando-a com um forte valor natural: o Parque do Movimento, desenhado sobre as linhas férreas desactivadas. Este á também a base física para a mudança de paradigma no que respeita às questões da mobilidade e contribui para uma estrutura verde contínua, que pretende promover a infiltração e assim reduzir o impacto das cheias.
O cerne do Parque encontra-se nas áreas sob o cruzamento entre a auto-estrada e a linha férrea – as chamadas Catedrais. Estas são rasgadas para que se tornem mais solarengas e permeáveis, permitindo a invasão do betão pela vegetação, garantindo, no entanto, a conservação do seu carácter de salas públicas exteriores.
A partir deste centro, espalha-se sobre o parque uma rede de percursos pedonais e cicláveis que se liga às zonas urbanas de Tours e de Saint-Pierre-des-Corps, enquanto a reorganização de trânsito que aquela permite abre a possibilidade de novos meios e rotas de transporte público.