Jardim do Hospital Universitário de Luanda
Camama, Angola 2014 (Concurso 1ºLugar)
O conjunto dos espaços exteriores funcionais - bolsas de estacionamento e circulações viárias e pedonais - e da restante área do lote, onde se têm de vencer os desníveis necessários para ligar a plataforma de implantação do edifício à envolvente, formam o jardim do Hospital Universitário de Luanda.
Para o desenho deste jardim transformou-se a necessidade de ligar desníveis em taludes deambulantes que se estendem por toda a área de intervenção numa malha de zonas verdes com vários tipos de revestimentos e de pavimentos, criando áreas com características diferentes consoante as suas funções. Oferecerá aos seus pacientes e familiares, médicos e estudantes um jardim que pode ajudar na Cura, com percursos e zonas de estadia, duas áreas para ginástica ao ar livre, um parque infantil, um elemento de água e campo de jogos envolvidos por zonas verdes, sombreados por árvores ou estruturas construídas.
Prevê-se uma área mais construída e inerte agarrada ao edifício, protegida do exterior por taludes plantados, mantendo-se uma zona mais naturalizada no lado do lote com cotas mais baixas, que deverá continuar a funcionar como área de infiltração e de drenagem para um escoamento rápido da água em situações de chuvadas torrenciais.
O Hospital Universitário de Luanda deverá ficar envolvido por vegetação, maioritariamente do estrato arbóreo, de espécies autóctones ou bem adaptadas ao clima local. Esta vegetação ajudará no aumento do conforto bioclimático dos edifícios. Serão utilizadas plantas que sirvam para fins medicinais ou que tenham conotações sagradas para as pessoas que venham a usufruir do espaço, podendo ainda funcionar como pontos de referência.