Território Paisagem
Arquitectura

atelier

O atelier Território, Paisagem, Arquitectura congrega arquitectos paisagistas e arquitectos com vasta experiência, no desenvolvimento de estudos e projectos de arquitectura paisagista, com um enfoque particular no desenvolvimento integrado de soluções conceptuais e construtivas com as diferentes disciplinas, ao longo de todo o processo de projecto.

A empresa Território, Paisagem, Arquitectura presta serviços a Clientes singulares e institucionais, públicos e privados, participando no desenvolvimento de trabalhos que percorrem todo o intervalo de escalas de actuação no território: do jardim privado que é extensão de casa, aos parques e estruturas espaciais públicas que são partes de cidade, passando pelos espaços exteriores de condomínios para complexos habitacionais ou pelos terraços e jardins de complexos de comércio e serviços, e ainda pela qualificação integrada de grandes territórios construídos pela articulação entre o natural e o artificial.

O trabalho contínuo de desenvolvimento integrado de todas as fases de projecto, com as disciplinas de arquitectura e urbanismo desde a concepção de soluções de desenho, e com todas as outras disciplinas também nos momentos de desenvolvimento construtivo, permitem conceber soluções de grande continuidade e coesão entre espaços exteriores e espaços interiores, entre os domínios publico e privado, quer em termos programáticos, quer em termos construtivos, resultando numa valorização do usufruto do exterior, quer em termos de utilização directa, quer em termos de vistas.

A metodologia de trabalho da LandPlan leva os seus técnicos a estarem sempre presentes nos momentos de tomada de decisão e ao longo de todo o processo de projecto, permitindo desenvolver soluções que integram desde a sua génese as variáveis técnicas específicas de todas as disciplinas que convergem para a execução da obra (da estabilidade às redes de infra-estruturas), permitindo optimizar soluções técnicas e construtivas, resultando na valorização do sentido das propostas de arquitectura e urbanismo pela sua coesa relação com a natureza.

    equipa
    • Coordenação Geral de atelier

      Margarida Quelhas é a sócia fundadora e coordenadora geral da LandPlan/TPA (2008).
      Iniciou a sua actividade profissional na Câmara Municipal de Oeiras, onde efectuou um estágio curricular na Divisão de Espaços Verdes e Higiene Pública (1994/1996), tendo obtido experiência em projecto e gestão e manutenção de espaços verdes públicos.
      Colaborou com o atelier Proap, Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagística Lda. (1996/2007), onde desempenhou as funções de coordenadora de projectos e acompanhamento de estagiários, participando na elaboração e desenvolvimento de inúmeros projectos de todas as escalas, tipos e funções.

    • Coordenação de projectos

      Iniciou o seu percurso profissional com um estágio curricular no Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista – Prof. Francisco Caldeira Cabral, Instituto Superior de Agronomia (2000/2002).
      Colaborou com o atelier Proap, Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagística Lda. (2000/2006), com o Arquitecto Paisagista Luís Guedes de Carvalho (2007/2009) e exerceu actividade liberal, tendo ganho competências muito abrangentes em projecto, de jardins particulares a parques urbanos e espaços exteriores de edifícios institucionais e representativos.

    • Coordenação de projectos

      Iniciou a sua actividade profissional no atelier Margem- Arquitectura Paisagista entre 1994 e 1995. Colaboração posterior com o atelier Proap, Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagística Lda., onde desempenhou as funções de coordenador de projectos entre 1996 e 2008, tendo participado em diversos projectos com um leque variado de clientes, privados e institucionais.
      Leccionou na Escola Agrícola Profissional de D. Dinis, na Paiã, Odivelas nos anos lectivos 2002/2003 e 2004/2005.
      Foi responsável pelo Departamento de Projecto de Espaços Verdes da empresa NORASA – Empreendimentos e Jardinagem Lda. entre 2008 e 2011, com funções de direcção de projectos, acompanhamento de obras e apoio à Direcção Comercial da empresa.

    • Projectista

      Iniciou a sua actividade no Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista Professor Francisco Caldeira Cabral no Instituto Superior de Agronomia, onde adquiriu experiência ao nível do ordenamento do território e planeamento.
      Colaborou com ateliês como Alçada Baptista Arquitectura Paisagista (2005-2007) e Topiaris (2007-2010) onde desenvolveu projectos de Arquitectura Paisagista para espaços públicos e privados a várias escalas, abrangendo todas as fases de projecto e componentes.
      Foi investigadora nos projectos “Filosofia e Paisagem” (2008-2012) do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e “Filosofia e Arquitectura Paisagista” (2010-2012) do Centro de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em conjunto com o Centro de Estudos de Arquitectura Paisagista Prof Caldeira Cabral, do Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa.