Parque Cemiterial e Crematório de Chiesanuova
Prato, Itália 2012 (Concurso perdido)
O concurso para o Parque cemiterial e Crematório de Chiesanuova, encomendado pela Comuna de Prato em Itália, pretendia um projecto em que as estruturas pré-existentes, a requalificação dentro do perímetro do cemitério, as áreas adjacentes e os novos edifícios fossem integrados e constituíssem um sistema orgânico de arquitectura e paisagem.
A proposta de arquitectura paisagista consiste num parque estruturado a partir do ritmo dos lanternins que permitem a entrada de céu e luz no Crematório, projecto do Arquitecto Jorge Mealha. As árvores são os principais elementos deste projecto, definindo espaços e permitindo simbolismos - ligação entre a vida e a morte, a regeneração, a efemeridade, a força.
Foi criada uma rede de alinhamentos de árvores, quebrada por caminhos perpendiculares fora do alinhamento, gerando diferentes áreas para atender a várias funções. Embora sem a rigidez do cemitério existente, também é possível ler uma grelha, mais perto da escala dos campos agrícolas circundantes.
Protegendo o parque da estrada há uma orla de árvores e arbustos ao longo da qual um caminho se alarga, quando necessário, para criar uma área de estadia e de onde emergem caminhos perpendiculares, permitindo às pessoas andar, contemplar e aceder às diferentes áreas do parque.