lp_website_18-imagem1_slideshow_950_550
lp_website_18-imagem2_slideshow_950_550
lp_website_18-foto1_slideshow_1900_1100_1900x1100_acf_cropped
lp_website_18-pg_slideshow_1900_1100_1900x1100_acf_cropped

Marina Baía

Ilha do Cabo, Luanda, Angola 2009

O projecto da Marina Baía prevê, em primeiro lugar, a ampliação do lote existente através da execução de um aterro, aumentando a área actual de cerca de 7105m2 para 8300m2. Serão implantados dois edifícios, um de carácter mais funcional, onde se localizarão oficinas de manutenção de embarcações e respectivos escritórios administrativos, e outro de carácter comercial, que oferecerá áreas de restauração, comércio, serviços e habitação.

Os espaços exteriores da Marina Baía, acompanham estas duas principais funções do edificado, parte dos mesmos estarão afectos ao estacionamento e reparações de embarcações, enquanto as áreas envolventes ao edifício comercial, terão um carácter mais lúdico, servirão para exposições de barcos para venda, estadias de apoio à restauração e circulações várias, enquadradas por uma área verde.

Para acentuar esta diferenciação de funções dos espaços exteriores propõem-se revestimentos inertes que variam consoante o fim a que se destinam. Propõem-se módulos de betão mais robustos para as zonas de circulação automóvel, zonas de trabalho ou de manuseamento de barcos; lajetas de betão de maiores dimensões, mais elegantes, para as circulações pedonais junto ao comércio ou entre estadias; e um material mais nobre, a madeira, para as esplanadas de apoio à restauração.

As zonas verdes podem subdividir-se em três tipologias, canteiros limítrofes de protecção e enquadramento junto ao limite do lote, caldeiras de árvores no estacionamento e área verde ornamental. Serão utilizadas árvores, arbustos e herbáceas, para revestir as várias zonas, utilizando-se um elenco específico para cada uma. Todas as zonas verdes deverão ser dotadas de um sistema de rega automático, essencial para o seu sucesso.

Jardins Privados
Área: 3.900 m2
Equipa: Margarida Quelhas, Joana Barreto, Isabel Torres, Cristina Leal
Arquitectura: Costa Lopes Arq.
Cliente: Marina Baía